Freguesia

Situada no extremo oeste – noroeste do município, toda a freguesia de Codal encontra-se praticamente concentrada no monte de Codal, a 3 Km da cidade de Vale de Cambra.
Segundo dados dos últimos Censos, a população residente é de 1025 habitantes distribuídos por uma área de 3 Km2, o que a faz a freguesia mais pequena (em área) do município de Vale de Cambra.
Segundo os documentos, esta povoação é anterior á nacionalidade, existiria já no tempo dos Suevos.Tal como as restantes freguesias do Concelho esteve ligada aos condes da Feira.
Aparece também no Foral Manuelino doado a Macieira de Cambra, e tal como as restantes freguesias do Concelho passou a pertencer ao concelho de Oliveira de Azeméis com a supressão do concelho de Macieira de Cambra.
Agras, Armental, Arrifaninha, Codal, Estrada, Fundo da Aldeia, Jardim, Ladeira, Pedreira, Paúl, Portela e Souto são as principais povoações desta importante freguesia que tem uma actividade predominantemente ligada á Indústria.
Festas e Romarias:

• Festa de Nossa Senhora da Graça – último Domingo de Maio
• Festa de S. Tiago Apóstolo, Padroeiro da freguesia – último Domingo de Julho

Fonte – CM Vale de Cambra

Orago – Santiago
Ordenação heráldica do brasão e bandeira Publicada no Diário da República, III Série de 19/10/1999

Armas – Escudo de prata, roda dentada de vermelho entre duas abelhas de negro, realçadas de ouro; em chefe, um chapéu de peregrino de negro, realçado de ouro, carregado de uma vieira do mesmo, na aba; movente da ponta, um monte de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda de negro, em maiúsculas : “ CODAL

Brasão Codal

Fonte – Wikipédia e Físicohomepage

Deixe uma resposta